Prefeitura de Barras garante conquistas para os professores

A prefeitura de Barras vem assegurarando, de forma pioneira, um conjunto de conquistas e inovações para os professores do município. Veja!

Os profissionais da educação básica de Barras receberam, em 2022,  o Rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamentai e de Valorização do Magistério (FUNDEB) de que trata Lei Municipal sancionada pelo Prefeito Edilson Capote.

O valor de R$ 6.200,00 (Seis mil e duzentos reais) para os servidores efetivos que possuem carga horaria semanal de 40 horas para o período de 12 meses Janeiro a dezembro). O valor de R$ 3.100,00 (três mil e cem reais) para os servidores efetivos que possuem carga horaria semanal de 20 horas para o mesmo período.

O prefeito pagou ainda, de forma inédita, no mês de Janeiro, todos os professores concursados e efetivos com segundo turno, que antes não recebiam seus proventos no mês de Janeiro.

Em janeiro, os professores receberam o valor retroativo do piso salarial da educação que ficou em 14,95%, mas o Prefeito Capote arredondou para os quinze por cento, (15%).

O Secretario de Educação, Prof. Ramon Vieira, sempre atento e compromissado com as demandas da Educação vem comemorando essas conquistas dos professores. “Nossa missão frente a Educação é fazê-la referência em nossa região, onde a valorização dos profissionais é condição sine qua non para o atingimento deste objetivo”.

A prefeitura, através da secretaria de Educação, unificou quem tem duas matrículas como professor. Em Barras, os professores que foram aprovados em dois concursos de 20 horas têm uma matrícula com carga horária de 40 horas.

Autorizou também a implantação da progressão dos docentes efetivos que integram a Rede Municipal de Ensino, sendo: mudança de nível, mudança de classe, redução de carga horária e incorporação de gratificação de função.

Além de tudo isso, antecipou, no ano passado, para o dia, 13/12/22, o pagamento do 13º salário de todos os professores celetistas do município de Barras, fazendo jus a esta categoria que nunca antes recebeu nem imaginou receber este provento. Antecipou ainda a segunda parcela do décimo-terceiro para todos os profissionais da Educação.

Antecipou ainda o abono de férias . O abono é um direito do professor que recebe anualmente por 45 dias de férias durante o ano. São 30 dias no final do ano e 15 dias em julho.

Realizou processo seletivo simplificado de Professores Temporários em atendimento às necessidades de serviço com vistas a dar continuidades aos trabalhos da Secretaria.

Reformou todas as escolas para dar condições dignas de trabalho para os professores e para deixar os alunos mais felizes.

“Os professores merecem tudo. A Educação de qualidade que estão dando as nossas crianças merece aplausos. Estamos muito bem nos índices que medem a Educação em nível nacional. Um feliz Dia dos Professors a todos!”, diz o prefeito Ediçson Capote, agradecido pelas conquistas nessa área.