Prefeitura de Barras recebe produtos da agricultura familiar para reforçar merenda de alunos

A Secretaria de Educação de Barras recebeu nesta segunda-feira (29) produtos da agricultura familiar destinados à merenda escolar. Produtos como ovos, batata doce, milho e macacheira fizeram parte desta entrega.

Os alimentos possuem muitos nutrientes e vão reforçar a saúde das crianças e adolescentes da rede municipal de esnino de Barras.

Segundo o secretário Geraldo Veras, em Barras, conforme orientação do prefeito Edilson Capote,  toda entrega de produto da merenda escolar é vinculada à agricultura familiar.

“O produto hoje tem que estar regularizado com documentação para que possa fazer parte da chamada pública ou licitação, se o agricultor quiser participar. O interessado se cadastra na secretaria de Agricultura e, se atender às exigências da documentação, poderá participar. Se o agricultor não tiver cadastrado não poderá ser fornecedor”.

Foto

Esse controle de quem está apto ou não a participar do programa é feito pelo governo federal.

“Não é a secretaria de Educação, não é a secretaria de Agricultura, quem decide quem pode participar é o governo federal.  A compra dos produtos é feita pela secretaria de Educação com recursos do governo federal”, explica Geraldo Veras.

Foto

Agricultores e produtores barrenses já podem solicitar o CAF na secretaria de Agricultura

Foto

A Prefeitura de Barras, por meio da  secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, informa que já está disponível para os agricultores e criadores a possibilidade de retirar o CAF, Cadastro da Agricultura Familiar.

“Quem tiver interesse em tirar, pode se dirigir a Secretaria de Agricultura aqui no DER”, informa o secretário Geraldo Veras.

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o documento que dá acesso de todos os agricultores e empreendedores familiares rurais, às políticas públicas direcionadas ao segmento. Ele está substituindo a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf.