Barras lança serviço de Selo SIM, que dará qualidade a produtos comercializados

Assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos e que chegam à mesa do consumido barrense. Esse é o principal objetivo do  Serviço de Inspeção Municipal (SIM) implantado em Barras nesta quinta-feira (07/03).

A Sala do selo SIM funciona na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Barras, que abriu as portas hoje com a presença da vice-prefeita Cynara Lages, do secretário Geraldo Veras, do gerente regional de Políticas Públicas do Sebrae, Hélder Freitas, Agente Terrritorial Sebrae Alexandre Nogueira, veterinário e consultor do projeto, Elionardo Melo, controlador do município Francisco Luís, Agente de Desenvolvimento, Rosa Dias, além de veradores e comunidade.

“A implantação do SIM vai ajudar agricultores e pecuaristas. A partir da obtenção do selo produto deles serão mais valorizados porque o consumidor vai ter certeza que está consumindo qualidade”, disse a vice-prefeita Cynara Lages.

O secretário Geraldo Veras destacou que “essa é mais uma ação voltada para o bem-estar da população de Barras, no campo da saúde e com a merenda escolhar de qualidade, que é mais uma ação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o apoio do prefeito Edilson Capote. Somos um das primeiras cidades a implantar o selo.

O serviço, controla a qualidade dos produtos de origem animal e seus derivados, atuando no campo e na industrialização, bem como vegetais minimamente processados.

“O próximo passo é fazer uma audiência pública para explicar à população não só à população e todos os agentes responsáveis pela produção e comercialização de produtos de origem animal da nossa sociedade o quanto isso é bom. É uma conquista da população.Todos devem se engajar para que a gente acabe com essas carnes penduradas ao céu aberto que nós tenhamos produtos ofertados com qualidade e armazenados de forma correta”, completa Geraldo Veras.

Com a obteção do Selo SIM, os emprendimentos ficam autorizados a comercializar seus produtos em qualquer estabelecimento comercial da cidade, com a garantia de cumprir todas as normas sanitárias legalmente estabelecidas. Um benefício para produtor, que amplia seu leque de comercialização, e também para o consumidor, que tem acesso a produtos regularizados, produzidos localmente.