Unidade Básica de Produção de Pescados da Região dos Cocais já vai ser licitada

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, autorizou a Secretaria de Agricultura Familiar  (SAF)  a dar início ao processo de construção, em Barras-Pi, da Unidade Básica de Produção de Pescados (UBPP) da região dos Cocais.

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Geraldo Veras, foi chamado à SAF para receber a notícia e tratar sobre os detalhes da fase de iniciação da obra. Ele foi acompanhado de técnicos representantes da Câmara Setorial da Região dos Cocais. Segundo Veras, as obras em Barras devem iniciar assim que forem licitadas.

“Em 2021, no início do governo Edilson Capote, nós nos qualificamos para receber a UBPP que o governo do estado ia construir em 4 locais: duas no sul do estado, uma em Demerval Lobão e a outra, nós pleiteamos e fomos escolhidSo. O prefeito Capote adquiriu o do terreno, fizemos a doação para o Estado, e ficamos aguardando. Agora saiu”, explica Geraldo Veras.

A parte física foi orçada em cerca de R$ 400.600,00. Nessa atualização do orçamento a capacidade de produção foi ampliada para duas toneladas a serem processados diariamente. A anterior previa apenas uma tonelada dia.

Foto
Prefeito assinou doação do terreno para UBPP

O Prefeito Edilson Capote comemorou a notícia, Ele aguardava com ansiedade esse momento, tendo em vista o salto que a economia do município dará.

“Além da cadeia produtiva do peixe, a UBPP vai incrementar todos os setores da economia porque  é dinheiro que entra no município e circula aqui. O orçamento atualizado já está na Sefaz (secretaria estadual de Fazenda), foi aprovado, só esperando o secretário de Fazenda autorizar a obra para ser licitada. A gente espera que nos próximos 15 a 20 dias isso aconteça”, diz o prefeito.

Foto

Imagem mostra a planta da UBPP. O outro projeto que já está feito, elaborado, é dos equipamentos, que envolvem caminhões frigoríficos, câmara frigorífica, uma fábrica de gelo, etc.

COOPERATIVA VAI IMPLANTAR SEDE EM BARRAS PARA ADMNISTRAR A UBPP

A UBPP da região dos Cocais será administrada pela Cooperativa de Trabalho e Empreendedorismo em Aquicultura do Estado do Piauí (COOAQPI). Ela é de Esperantina, mas vai mudar a sede para Barras para ficar mais próxima à UBPP.

“Nós nos reunimos com os piscicultores da região para a criação da associação, envolvendo municípios como Barras, Madeiro, de Esperantina, que farão parte desta cooperativa. Quando a UBPP estiver pronta, o governo repassa a administração para a COOAQPI”, explica Geraldo Veras.

Foto

UBPP funcionará nas proximidades da PI 212, estrada que liga Barras a Nossa Senhora dos Remédios.

Secretário Geraldo Veras com produtora barrense