Acesso rápido

Secretaria de Saúde realiza ação de contenção da leishmaniose e da raiva canina

Secretaria de Saúde realiza ação de contenção da leishmaniose e da raiva canina

O município de Barras já registrou em 2023 três casos de leishmaniose (calazar) em humanos. A cidade, que é considerada área endêmica para transmissão dessa doença, historicamente registra muitos caos em cães.

A Prefeitura de Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (16)  atividade de bloqueio e inquérito canino pela vigilância ambiental na localidade Angelim. Esse é um  procedimento necessário após confirmação de caso humano de leishmaniose.

A secretária de Saúde do município com sua equipe de agentes de endemias também deu início à campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos, que permanecem sendo a principal ação de proteção dos animais contra a raiva e consequentemente de proteção ao homem.

CALAZAR – O calazar é uma doença causada pelos protozoários Leishmania chagasi e Leishmania donovani e acontece quando o mosquito-palha ou birigui, infectado por um dos protozoários, pica a pessoa e libera esse parasita na corrente sanguínea, resultando em doença.

Os sintomas dessa doença podem demorar dias a anos para aparecer, podendo ser notado calafrios, fraqueza, cansaço excessivo, perda de peso, palidez e aumento do abdômen devido ao aumento do baço e do fígado.

RAIVA – A raiva canina é uma zoonose gravíssima e fatal que pode ser transmitida através da mordida ou arranhadura do animal. A melhor forma de prevenção é vacinar corretamente o pet: um ato de amor e proteção em relação ao cachorro e a todos que convivem com ele.

A doença entra em contato primeiro com o sistema nervoso periférico, ou seja, o do local da mordida (na perna ou braço, por exemplo). O vírus então começa a se replicar até atingir o cérebro e, portanto, o sistema nervoso central. A partir daí ele se instala também nas glândulas salivares dos animais contaminados e pode ser transmitido a outros bichos ou a seres humanos.

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *