Saúde alerta para aumento de notificações de ISTs. “Postos de Saúde têm preservativos e testes”, informa secretária


A secretária municipal de Saúde de Barras, Dra. Maria Elvina Lages, chama atenção para o número de Infecções Sexualmente Transmissiveis (ISTs) que ocorrem em Barras.
Segundo a secretária, os números eram subnotificados em Barras porque não havia incentivo às testagens. A Prefeitura do município, após a gestão Edilson Capote/ Cynara Lages, está desenvolvendo uma campanha dentro dos postos de incentivar as pessoas a fazerem o teste.
“Dessa forma é possível termos uma noção do número de pessoas com ISTs e fazer um tratamento.
Maria Elvina recomenda às pessoas a realizarem o teste gratuito, que é sigiloso, cujas amostras são colhidas nos postos de saúde da cidade.
A secretária observou que, na zona rural, há uma recorrência grande de casos e acredita que o trânsito dos moradores para regiões do Sul e Sudeste do país terminam por contribuir para o aumento dos casos.
“As pessoas viajam para trabalhar temporariamente em outras regiões e terminam se descuidando. Ao voltarem, trazem essas infecções sexualmente transmissíveis para a cidade. Por isso, é importante que as pessoas se cuidem para fazerem o tratamento e evitar que a doença evolua. Mas, principalmente, que evitem a contaminação de mais pessoas”, destaca a secretária de Saúde.