Cursos vão incrementar cadeias de produção do caju, peixe e mel em Barras. Participe!

Na próxima terça-feira (02/03), a secretaria municipal de Agricultura vai fazer uma reunião com interessados em participar de cursos de cajucultura, apicultura e piscicultura. A reunião será para acertar os detalhes dos cursos, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A cajucultura, apicultura e piscicultura são três eixos que terão a cadeia produtiva incentivada pela Prefeitura Municipal de Barras, através da secretaria de Agricultura. O técnico responsável pela realização dos cursos é o engenheiro Geraldo Veras.

A cadeia produtiva pode ser definida como todos os processos que ocorrem desde os a matéria-prima até a transformação no produto final. Ou seja, envolve todas as etapas que o insumo sofre até se tornar um produto. Essas etapas, ou operações, são interligadas como uma corrente que tem uma finalidade comercial.

Geraldo Veras explica que o que acontece é que os produtores não conseguem explorar comercialmente os produtos em todas as suas fases e o que podem aumentar os lucros. “Por exemplo, um produtor planta o milho e vende quando ele está no ponto de comer. Se passa dessa fase, tem dificuldade de comercializar. Vamos capacitá-los para que esses produtos sejam valorizados em todas as fases e contemple toda a cadeia produtiva”, explica.

Para mais informações, os interessados devem procurar ã sede da secretaria de Agricultura na praça da Matriz ao lado da Casa Rosada ou ligar para 98126 1959.