Aberta a licitação da PPP de Cidade Inteligente

Está aberto o processo de licitação para a PPP de Cidade Inteligente em Barras. A Parceria Público-Privada irá trazer ao município a reforma do parque de iluminação pública, além de infraestrutura de telecomunicações e uma usina solar para geração da energia consumida nos prédios públicos municipais. A expectativa é que o investimento total ultrapasse os 15 milhões de reais, que serão desembolsados pela empresa vencedora da licitação.
De acordo com o Estudo de Viabilidade do projeto, aprovado pelo Conselho Gestor Municipal, a cidade terá a reforma de 100% do parque de iluminação pública. As lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas por 4.639 luminárias de LED, mais econômicas e de melhor luminância, o que aumentará a segurança da população.
Outro serviço contemplado pela PPP será o setor de conectividade. A cidade de Barras receberá a implantação de uma infraestrutura de telecomunicações com 17 Km (dezessete quilômetros) de fibra óptica para atender a necessidade de conexão dos prédios públicos. Serão instalados também 15 pontos com câmeras de videomonitoramento para auxiliar a Polícia Civil e Militar, além de 15 pontos de internet gratuita à população. Toda essa rede será interligada e atenderá as 75 edificações públicas da cidade, como escolas e postos de saúde. Por fim, o último serviço da PPP será a implantação, operação e manutenção de uma micro usina solar fotovoltaica com 630 KW por ano de potência nominal. Toda a energia produzida será distribuída entre os prédios municipais, fazendo com que o município economize nas contas de energia elétrica.
Investidores interessados em participar da licitação deverão enviar proposta até o dia 25 de maio de 2022 via e-mail licitacaobarras2021@gmail.com. As informações técnicas do projeto podem ser acessadas nos anexos abaixo.

0 – Ata de Reunião Ordinária do CGPPP que aprovou os Estudos de Viabilidade
1 – Edital de Licitação
1.1 Anexo I do Edital – Termo de Referência
1.2 Anexo II do Edital – Plano de Negócios de Referência